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Dores nas costas durante a gravidez

Escrito em 31 de janeiro de 2021

Dores nas costas durante a gravidez

As dores nas costas começam-se a fazer sentir, geralmente a partir do segundo e terceiro trimestre de gestação, enquanto o corpo se prepara para o parto. Este desconforto deve-se essencialmente às alterações hormonais habituais da gravidez e ao crescimento do útero, que deixa a musculatura abdominal mais debilitada, sobrecarregando a coluna.

 
Aqui, poderás encontrar 𝟱 𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗮𝗹𝗶𝘃𝗶𝗮𝗿 𝗮𝘀 𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗻𝗮𝘀 𝗰𝗼𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗱𝘂𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗮 𝗴𝗿𝗮𝘃𝗶𝗱𝗲𝘇:


𝟭 - 𝗔𝗹𝗼𝗻𝗴𝗮𝗿 
Os alongamentos ajudam a descomprimir a pressão exercida na coluna, aumentam o fluxo sanguíneo, a flexibilidade e aliviam o inchaço nas pernas. Acompanha os teus alongamentos com uma respiração consciente. À medida que inspiras e expiras, estás também promover um maior relaxamento e redução de ansiedade.


𝟮 - 𝗥𝗲𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝗿 𝗮 𝘂𝗺𝗮 𝗮𝗹𝗺𝗼𝗳𝗮𝗱𝗮 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮𝗷𝘂𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗼 𝗰𝗼𝗿𝗽𝗼 𝗱𝘂𝗿𝗮𝗻𝘁𝗲 𝗼 𝘀𝗼𝗻𝗼
Usar uma almofada entre as pernas sempre que dormires de lado, ou por baixo dos joelhos sempre que dormires de barriga virada para cima, vai ajudar a acomodares e a estabilizares a coluna, reduzindo o desconforto.


𝟯 – 𝗙𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗺𝗮𝘀𝘀𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 
Uma massagem nas costas e nas pernas também pode ser super eficaz no alívio de dores e tensões musculares, para além de que te pode deixar mais relaxada e com uma energia renovada. Certifica-te que a massagem que recebes é apropriada para gestantes e respeita os limites do teu corpo.

 
𝟰 – 𝗙𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗘𝘅𝗲𝗿𝗰𝗶𝗰𝗶𝗼 𝗙𝗶𝘀𝗶𝗰𝗼
O excesso de peso é um dos principais motivos de sobrecarga da coluna, por isso é importante praticar exercício físico com regularidade. Inclui na tua rotina um exercício leve: caminhada, pilates, yoga, natação, etc. Além de te ajudar a manter o peso, a prática de exercício físico vai fortalecer a tua musculatura, evitando dores e tensões musculares.

 
𝟱 – 𝗔𝗽𝗹𝗶𝗰𝗮𝗿 𝗰𝗮𝗹𝗼𝗿
O calor é uma ótima forma de aliviar a dor, para além de eficaz, ajuda a relaxar e proporciona uma boa sensação de aconchego e bem-estar. Aumenta o fluxo sanguíneo, relaxa a musculatura, reduzindo a tensão e a sensação de dor. Um duche quente direcionado à área afetada, aplicar compressas mornas com óleos essenciais ou uma almofadinha térmica fará toda a diferença nesta altura.


Se quiseres saber mais sobre as nossas almofadinhas térmicas, espreita 𝗮𝗾𝘂𝗶

Inês Neves | Erva-Ursa

www.erva-ursa.pt


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