PORTES GRÁTIS para encomendas superiores a 35€ com o código SUPERURSINHA
  Blog

Direito ao Voto em Portugal

Escrito em 24 de Jan. de 2021

Direito ao Voto em Portugal

Sabes quem é Carolina Beatriz Ângelo?
A primeira mulher a votar em Portugal.
Simboliza um marco na construção da nossa sociedade e teve um papel fundamental na reivindicação pelo direito ao voto das mulheres. Em 1911, teve a coragem de desafiar um sistema que não dava credibilidade ou oportunidade a uma mulher.

Sabes durante quantos anos as mulheres desafiaram o sistema e colocaram as suas vidas em risco, na conquista pelo direito ao voto?! Em Portugal, apenas 64 anos após o voto de Carolina Beatriz Ângelo, as mulheres conquistaram o direito universal ao voto em 1975, sem quaisquer restrições.

Para alguns parece que foi há demasiado tempo, numa realidade longínqua, muito afastada dos dias de hoje. Mas não é bem assim, a Arábia Saudita foi o último país no mundo a negar às mulheres o direito de voto, em 2015. Há APENAS 5 anos. Numa altura, em que no nosso país todos já tomávamos como mais que garantido o nosso direito ao voto. Portanto, vamos reflectir e dar a devida importância a dias como o de hoje e ao nosso direito de voto. Mesmo no meio de uma pandemia mundial, principalmente no meio de uma pandemia mundial, em que tudo parece estar ameaçado.

Por isso, hoje exerço o meu voto.
Não como um direito mas como um dever em respeito pelas as minhas ancestrais ❤️

Inês Neves | Erva-Ursa
www.erva-ursa.pt

Vê o video aqui >> 


×
Como podemos ajudar?